Imagem ilustrativa sobre Descubra quanto tempo duram os painéis solares

Quando você pensa em investir em energia solar, logo surge a dúvida sobre quanto tempo duram os painéis solares. O tempo de retorno e a durabilidade do sistema são fundamentais para decisão de implantar um sistema fotovoltaico na sua casa.

Você já sabe que a energia solar é a energia limpa que mais cresce no mundo. E no Brasil não é diferente. Acabamos de chegar a 400 mil unidades de Energia Solar Fotovoltaica Distribuída, representando um aumento de 118% nos últimos 12 meses, com mais 214 mil usuários agregados neste período.

Imagem ilustrativa sobre Descubra quanto tempo duram os painéis solares

Com a redução dos custos do sistema fotovoltaico, a energia solar é oficialmente a forma mais barata de gerar eletricidade atualmente. Informação confirmada pela Agência Internacional de Energia (IEA na sigla em inglês) em seu relatório anual World Energy Outlook 2020.

As vantagens da energia solar são inúmeras e quanto mais você conhece os sistemas fotovoltaicos, maior é a certeza do investimento. Por exemplo, você imagina quanto tempo duram os painéis solares? E qual a resistência dos materiais usados para confeccioná-los? Continue conosco que você irá se surpreender!

Leia mais sobre Energia solar vantagens e desvantagens: o que você precisa entender antes de investir

O sistema fotovoltaico

A energia solar é a luz do sol transformada em energia elétrica. Esse processo de transformação se dá através do efeito fotovoltaico. O efeito fotovoltaico é a criação de tensão elétrica ou de uma corrente elétrica correspondente num material, após a sua exposição à luz.

O sistema fotovoltaico, responsável pela conversão da radiação solar em energia elétrica, é composto por painéis solares onde se dá a incidência do sol nas células fotovoltaicas. Também pelo inversor, que converte a corrente gerada nos painéis na corrente que alimenta a rede elétrica, equipamentos e eletrodomésticos.

Leia mais sobre Instalação de energia solar

O Painel Solar

O painel solar é um equipamento chave no sistema solar fotovoltaico, considerado o coração, sendo responsável por bombear energia para o sistema. Graças ao caráter modular e escalável das placas solares, elas podem (e são) dimensionadas conforme a sua necessidade.

Sem dúvida é o elemento mais aparente do sistema, uma vez que precisam estar expostas diretamente a luz solar. O grande segredo é o posicionamento das placas solares de modo que recebam uma maior radiação solar direta, sem a interferência de sombras, aproveitando assim essa fonte de energia renovável tão abundante que é o sol.

Leia mais sobre O que você deve estar por dentro antes de comprar painel solar

Para determinar quanto tempo duram os painéis solares, você precisa saber do que são feitos. Eles são compostos por células fotovoltaicas fabricadas a partir de materiais semicondutores, como o silício – mais comum, o monocristalino, o policristalino, o silício-amorfo, entre outros.

Além do material usado para criar a célula fotovoltaica, outros elementos também influenciam em quanto tempo duram os painéis solares. O circuito de células fotovoltaicas fica cuidadosamente vedado entre duas tiras de películas encapsulantes.

No topo da placa, para proteger as células, é colocado um vidro temperado altamente resistente, antiaderente e antirreflexivo, emoldurado por um quadro de alumínio. Sob as células há um fundo protetor (backsheet), por onde as placas são conectadas em série por meio da caixa de junção.

Imagem ilustrativa sobre Descubra quanto tempo duram os painéis solares

Mas, afinal, quanto tempo duram os painéis solares?

Como você pode perceber pela composição e quantidade de elementos, o painel solar é altamente resistente, o que amplia sua durabilidade. Você também pode atestar quanto tempo duram os painéis solares através da garantia fornecida pelos fabricantes.
Atualmente, grande parte dos fotovoltaicos de qualidade comercializados possuem uma garantia de fabricação de 5 a 10 anos. Para a geração de energia, as empresas garantem a potência de 80% sobre a original pelo prazo de 25 anos.

A partir dessas informações temos uma previsão de vida mínima garantida pelas empresas. Mas, determinar de fato quanto tempo duram os painéis solares ainda é tarefa para os cientistas. Afinal um dos painéis mais antigos em funcionamento possui 60 anos de idade e ainda tem 50% da capacidade de produção de energia que ele tinha há 35 anos atrás.

De forma geral, com a tecnologia que temos hoje, podemos responder à pergunta de quanto tempo duram os painéis solares com a estimativa de que um painel solar de boa qualidade pode durar 50 anos com 60% da sua capacidade de produzir energia elétrica. Ironicamente, o grande responsável pela deterioração dos painéis é o mesmo responsável pela sua existência: o sol! O astro rei é responsável pelo enfraquecimento das ligações químicas que fazem a célula solar funcionar. Por isso, prevê-se a perda de eficiência 3% no primeiro ano e depois em média 0,7% ao ano.

Segundo o Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL — National Renewable Energy Laboratory) dos Estados Unidos, é possível constatar uma redução anual da perda de desempenho dos painéis solares. Estudos recentes apontam que eles estão perdendo bem menos que 1% de eficiência por ano, registrando uma média de apenas 0,5% ao ano. Isso significa que os painéis
solares estão durando quase o dobro do tempo estimado.

Imagem ilustrativa sobre Descubra quanto tempo duram os painéis solares

Os princípios pelos quais as células fotovoltaicas perdem eficiência maisconhecidos são o LID e o PID:

1) LID – Light Induced Degradation (Degradação Induzida pela Luz) esse efeito de perda de eficiência das células é geralmente atribuído a oxidação do Boron de wafers de silício cristalino tipo “p”, causado através de um mecanismo de recombinação induzida.

2) PID – Potential Induced Degradation (Degradação Induzida Potencial) descreve uma queda na produção de energia da célula fotovoltaica induzida por fuga de tensão, causando a migração de íons de sódio de outros elementos do painel como (Vidro, estrutura) para a superfície da célula.

Leia mais sobre Quais são as tecnologias para o aproveitamento da energia solar

Enfim, considerando que o investimento realizado para instalação de um sistema solar pode ser recuperado num período entre 3 e 6 anos e que a os painéis tem no mínimo 25 anos de vida útil, é incontestável que a energia solar é o melhor investimento para você.

Principalmente nesse momento de retração econômica e crise energética, “investir em energia solar, uma fonte renovável, que não emite gases de efeito estufa e que contribui para a sustentabilidade ambiental, não só melhora a imagem das empresas, mas pode acabar influenciando em quais mercados a empresa conseguirá operar no futuro”, defende a Confederação Nacional da
Indústria (CNI).

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×