Você sabia que além do uso doméstico, a energia solar também é uma alternativa muito econômica e viável para pequenos e grandes negócios? O uso da energia solar para empresas está crescendo e provando ser o melhor investimento em energia para sua empresa.
A crise energética mundial está cobrando de todos nós soluções que ajudem a salvar a vida do planeta. Precisamos repensar nossos hábitos e costumes. Mais do que isso, precisamos MUDAR nosso comportamento e a forma como usamos os recursos naturais.
O uso da energia solar é a transformação que você precisa fazer no sentido de preservar as fontes energéticas e, consequentemente, o planeta. Precisamos popularizar o uso de energias limpas e renováveis, porque todos sabemos que as fontes de energia tradicionais, como o petróleo e o carvão mineral, estão com seus dias contados.
Leia mais sobre Energia Solar no Brasil
Talvez você até já tenha aderido à energia solar instalando um kit em sua casa, ou pense em fazer esse investimento para uso doméstico, mas já pensou em investir em energia solar para sua empresa. Calculamos que o uso de energia seja maior em espaços comerciais e empresarias do que em residências, correto? Logo a economia será ainda maior na mesma proporção! Quanto mais energia você gasta, mais economia você faz usando a energia solar.
Primeiro, porque a energia solar é gratuita, abundante e não vai acabar (pelo menos nos próximos 4,5 bilhões de anos). Ao usar a energia solar, você não extrai nada do meio ambiente e também não devolve nenhuma poluição, uma vez que é uma fonte limpa de energia.
Economicamente, você economiza cerca de 95% do gasto mensal com a conta de luz no instante que começa a usar o sistema fotovoltaico. E como a vida útil de um sistema é de cerca de 25 a 30 anos, e o retorno do investimento se dá em média em cinco anos, você terá ainda 20 anos de produção autônoma e sem custo de energia elétrica.
Leia mais sobre Como funciona a Energia Solar para Empresas
Funcionamento da energia solar
A energia solar é a energia captada da luz do sol que é transformada em energia elétrica através do efeito fotovoltaico. O efeito fotovoltaico é a criação de tensão elétrica ou de uma corrente elétrica correspondente num material, após a sua exposição à luz.
O sistema fotovoltaico é composto por painéis ou placas solares formadas por células fotovoltaicas. Quando a luz solar incide nas células fotovoltaicas ocorre o efeito fotovoltaico criando uma corrente elétrica. Essa corrente é convertida no inversor em energia elétrica pronta para o uso na rede elétrica.
Os sistemas fotovoltaicos podem ser conectados à rede elétrica ou serem autônomos. Nos sistemas autônomos é necessário o uso de baterias para armazenamento da energia produzida. Os sistemas conectados, por sua vez, dispensam o uso desse equipamento, porque alimentam diretamente a rede elétrica da concessionária compensando a energia usada pelo local onde o sistema está instalado.
Os sistemas fotovoltaicos são projetados conforme o uso e necessidade do
local onde são instalados, o que determina a quantidade de painéis, por exemplo. Após uma avaliação, os profissionais determinam o local específico, a posição e inclinação dos painéis de forma a melhor aproveitar a incidência solar.
O consumo de toda energia solar produzida não é imediato, uma vez que é projetada para atender toda necessidade do local. Sendo assim, nos sistemas autônomos a energia fica armazenada nas baterias e usada conforme a necessidade.
Nos sistemas conectados, a energia é injetada na rede elétrica e transformada em créditos que abatem o consumo, podendo gerar créditos excedentes que podem ser utilizados por qualquer unidade conectada a mesma rede registrada com o mesmo CPF ou CNPJ do titular do sistema.
Ou seja, você pode ter um sistema fotovoltaico instalado na sua empresa produzindo energia e o excedente dessa produção pode ser usado para abater o gasto energético da sua residência, desde que ambas estejam conectadas a mesma concessionária com a mesma titularidade.
A instalação da energia solar para empresas segue os mesmos princípios e etapas que no uso residencial, o que muda apenas são as dimensões do projeto que serão adequadas ao uso do estabelecimento.
Leia mais sobre Instalação de energia solar
Energia Solar para Empresas
Como já falamos, a energia solar é um investimento de baixo risco e alto rendimento. Gera uma economia imediata de 95% do gasto com conta de luz, com um retorno fixo e crescente. Em média, após um período entre 3 e 5 anos você já terá o retorno do seu investimento e estará produzindo a própria energia de graça.
A energia solar é uma medida de economia de energia que apresenta hoje o melhor retorno financeiro, superando, inclusive, muitos investimentos de baixo risco como a renda fixa e a poupança, por exemplo. Não à toa que, só em 2019, o mercado brasileiro registrou um aumento de mais de 241% nas instalações de energia solar comercial.
Da mesma forma que para os clientes residenciais, o poder público e financiadoras disponibilizam linhas de credito para financiamento de sistemas de energia solar. Assim como os benefícios públicos como redução de taxas e impostos também estão disponíveis para as empresas.
O seu gasto com a distribuidora de energia será apenas o custo de disponibilidade da rede, ou seja, a taxa mínima de luz. Para a cobrança dessa taxa, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estipulou regras que distinguem os consumidores comerciais em dois grupos: Grupo A (Alta Tensão) e Grupo B (Baixa Tensão).
No grupo A, o valor mínimo cobrado será igual ao da demanda contratada estipulado na conta de energia, a qual também limita a potência do sistema que pode ser instalado. A compensação aqui também é diferenciada, considerando o consumo em horários de ponta e fora de ponta.
Já para as empresas do grupo B, o valor mínimo cobrado será igual ao custo de disponibilidade da rede, da mesma forma que na energia solar residencial. A potência limite para sistemas instalados nesse grupo é igual à carga instalada em cada unidade. E, semelhante aos sistemas residenciais, não existe diferença na compensação de energia.
Além das vantagens econômicas e ambientais, adotar o uso de uma fonte de energia limpa mostra para o seu cliente o compromisso que sua empresa tem com a sustentabilidade. Mudanças como essa agregam valor simbólico a sua marca, se posicionando diferencialmente no mercado.
Apresentar-se como uma corporação empenhada em diminuir o impacto gerado por suas atividades, se preocupando com o bem-estar de seus funcionários, clientes e parceiros, pode consolidar e alavancar sua empresa, seja qual for o seu mercado de atuação.
Viu como a energia solar para empresa é viável? Esse é o investimento que sua empresa precisa! Consulte a Genial Energia para construir o melhor projeto para a sua empresa e compartilhe esse texto para que seus amigos e familiares também conheçam os benefícios da energia solar.