Imagem ilustrativa do texto sobre energia solar em casa

O mercado de energias limpas está em franca expansão atualmente. Em parte, pela necessidade de renovação dos recursos naturais e preservação do meio ambiente, mas também pelas vantagens econômicas que o mercado apresenta. Mas afinal, quais são as vantagens das energias limpas e de utilizar a energia solar em casa?

As energias limpas renováveis se baseiam no uso de recursos naturais como a luz solar, os ventos, a água, as marés e o calor da terra para geração de energia elétrica.

Além de inesgotáveis, uma vez que os recursos são naturalmente reabastecidos, não há emissão de gases poluentes nem impactos ao meio no processo de captação dessas fontes de energia, por isso são chamadas de limpas.

Dentre as fontes de energia limpa, entende-se por energia solar a geração de energia elétrica que utiliza a luz solar como fonte de energia. Hoje existem três tipos principais de sistema de energia solar: sistema térmico, sistema fotovoltaico e sistema termossolar, sendo o sistema fotovoltaico o mais popular.

A energia solar tem ganhado destaque pelos benefícios que oferece, saiba quais são:

Imagem ilustrativa do texto vantagens de utilizar energia solar

1. Sustentabilidade

Uma das principais vantagens de utilizar energia solar em casa é a preservação dos recursos naturais. Com a crescente degradação ambiental cada um de nós é responsável pela mudança de atitude para conservação do meio ambiente: consumo consciente, reciclagem, redução das emissões de carbono, reaproveitamento dos materiais, atitudes individuais que ajudam o coletivo.

2. Versatilidade

O sistema de energia solar fotovoltaico é muito versátil e pode ser adaptado em basicamente qualquer cenário, sendo utilizado desde em coberturas de garagens até em usinas de energia solar.

Em comparação com outras fontes de energia renovável, a energia solar apresenta a vantagem de demandar áreas menos extensas, do que hidrelétricas por exemplo.

3. Economia

A instalação de um sistema de energia solar em casa pode gerar até 95% de economia no gasto mensal com energia, ou seja, é um investimento de retorno garantido.

No momento em que você passa produzir a própria energia deixa de se preocupar com a variação da conta, assumindo o controle do consumo de energia e principalmente do uso de aparelhos e eletrodomésticos, priorizando a sua necessidade e conforto.

4. Autonomia

Ao passar de consumidor para produtor de energia, você fica imune aos reajustes tarifários, às flutuações de preço e fornecimento decorrentes de períodos de estiagem, à inflação energética, às quedas de fornecimento e manutenções programadas e até mesmo mudanças de políticas de governo. O abastecimento da sua residência depende só da eficiência e manutenção do sistema fotovoltaico.

5. Incentivos

O governo federal, através de programas do Ministério de Minas e Energia e da Caixa Econômica Federal, por exemplo, oferece linhas de crédito e parcelamento para instalação de energia solar em até 20 anos. Bancos privados também oferecem linhas de financiamento específicas para a instalação de energia solar.

Já existem município brasileiros que oferecem incentivos fiscais como redução e até isenção de tributos como IPTU, ICMS e PIS/COFINS para contribuintes que geram a própria energia.

6. Compartilhamento

A partir da criação da Resolução Normativa Nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ficou regulamentado o sistema de compensação de energia elétrica.

Imagem ilustrativa do texto sobre energia solar em casa

Institui-se, assim, os créditos de energia oriundos do excedente de geração energética de unidades domésticas, que podem ser utilizados para desconto na fatura da concessionária de energia contratada.

Os créditos têm validade de 60 dias e podem ser utilizados para abater o consumo de qualquer unidade consumidora que tenha o produtor em sua titularidade dentro da área de concessão da mesma distribuidora.

7. Patrimonial

A instalação do sistema de energia solar em casa pode aumentar de 10% até 30% a valorização do imóvel que dispõe deste selo “verde”, tornando-o mais atraente ao mercado imobiliário. Já existem no Brasil compradores dispostos a pagar a mais por casas com sistemas fotovoltaicos instalados. Mais de 70% dos sistemas instalados são em residências, no Brasil. E essa lógica também serve para empresas.

8. Retorno

O retorno do investimento para instalação de um sistema fotovoltaico é de médio prazo, podendo ser recuperado entre 3 e 6 anos. Mas começa a ser sentido pelo investidor imediatamente após a instalação através da economia na conta de luz.

A compensação do investimento aumenta quando avaliamos que a vida útil mínima de 25 anos. Os painéis possuem vida útil acima de 25 anos, mantendo uma eficiência mínima de 80%, enquanto que o inversor apresenta vida útil de no mínimo 15 anos.

9. Praticidade

A instalação física do sistema de energia solar em casa é rápida, levando normalmente de 2 a 3 dias para instalações residenciais. Sendo a etapa mais rápida do processo de escolha e planejamento do sistema.

Imagem ilustrativa do texto sobre energia solar em casa

Uma vez instalado, o sistema demanda baixa manutenção. A limpeza, principal manutenção, é simples e pode ser realizada pelo próprio usuário com uma vassoura e uma jato d’água. A manutenção elétrica do sistema é também necessária, porém apenas uma vez ao ano.

Apesar de estar permanentemente exposto às variações climáticas, os equipamentos que compõe o sistema são fabricados com materiais resistentes a surtos e grandes impactos, como chuvas de granizo, por exemplo.

Por se tratar de um processo químico, a geração de energia fotovoltaica é totalmente silenciosa, sem gerar barulhos ou ruídos que possam perturbar a convivência com o sistema.

Os sistemas fotovoltaicos instalados podem ter seu desempenho acompanhado em tempo real através de aplicativos para smartphones. Com esse sistema, o usuário pode acompanhar a eficiência do sistema e até obter informações sobre os benefícios ambientais.

É sabido que o Brasil possui um grande potencial para explorar a energia solar e o mercado brasileiro na área está em plena ascensão. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o setor teve um aumento de 44% na capacidade instalada em 2019.

Nesse cenário, segundo o mapeamento da Absolar, moradores residenciais representam 76,7% dos consumidores da tecnologia, seguidos pelos comerciais, com 16,1% e rurais, com 3,8%. Você pode fazer parte desta estatística agora que já conhece as muitas vantagens da energia solar em casa.

Compartilhe essas informações e ajude a divulgar as vantagens de utilizar energia solar em casa!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×